Igrejas

                                Visualizar Comunidades Paroquiais em um mapa maior

Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Sede: Rua Frutuoso de Oliveira, 100, Centro, Saquarema/RJ
Pároco: Padre Mário César

Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazareth
End.: Largo N. Sra. de Nazareth, Centro
Funcionamento: 2ª à Domingo: 8h às 11h e 14h às 16h
Missas: Sábados 20h / Domingos 17:30h
Administração: Venerável Irmandade de N. Sra. de Nazareth
Como Chegar: Estando no centro da cidade não é necessário carro ou ônibus.
História: Situada em um dos pontos mais bonitos da cidade, a Igreja Matriz está lá desde 1837. Construída por causa da grande veneração a nossa padroeira pelos moradores e índios com pedra, cal e óleo de baleia. É o ponto mais importante da cidade, passagem de quase todos os turistas. Está aberta diariamente para a visitação. Realmente um belo ponto que mostra a fé do saquaremense em Nossa Senhora de Nazareth. 


Capela de São João Batista
End.: Rua Frutuoso de Oliveira, 100, Centro
Funcionamento: Aberta diariamente de acordo com o expediente da secretaria paroquial.
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Como Chegar: Estando no centro da cidade não é necessário carro ou ônibus. Ponto de Referência: Atrás da Prefeitura Municipal.
História: Através da união de alguns moradores da rua, devotos de São João Batista, foi construído um pequeno oratório na própria rua, onde a cada dia 24 de junho acontecia uma grande festa. Após a chegada do Padre Jorge surgiu o desejo de fazer uma Igreja de maiores dimensões, que após alguns anos estava construída. Hoje nela são realizadas Missas diariamente (menos às segundas-feiras e quintas-feiras), Adoração ao Santíssimo Sacramento às terças e quintas. Nela também são feitas várias reuniões de pastorais. Nesse ano a nossa secretaria foi instalada nos fundos da capela. 


Capela de Nossa Senhora do Parto
End.: Praça Oscar de Macedo Soares, s/nº, Centro
Funcionamento: Aberta antes das missas
Administração: Irmãs Carmelitas da Divina Providência
Como Chegar: Estando no centro da cidade não é necessário carro ou ônibus.
História: Foi construída em 1897 por Maria das Neves, uma viúva que se sensibilizou com a carência do atendimento as mulheres grávidas em nossa cidade e decidiu ali fazer uma maternidade conhecida como Casa de Caridade Nossa Senhora de Nazareth, que funcionou por apenas cinco anos. Mas tarde Maria das Neves se tornou Madre e em Campos fundou a Congreção das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, que decidiram ali instalar uma de suas casas que segue até hoje dando assistência social as crianças de nossa cidade. 


Capela de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida
End.: Rua São Geraldo, s/nº, Boqueirão
Funcionamento: Aberta antes das Missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Estrutura: Centro Pastoral com Salão e Cozinha, onde acontecem as aulas de Catequese, encontros legionários e outros
Como Chegar: De carro: seguir pela orla da lagoa e virar a primeira a esquerda após o Iate Clube (antes da ponte do girau), depois seguir pela rua asfaltada até chegar na Capela. De Ônibus: pegar um ônibus da Empresa Rio Lagos, para o Boqueirão, Barra Nova, ou Jaconé (via centro) e saltar no Supermercado Quality, seguir pela rua pavimentada com paralelepípedo até a última transversal (também pavimentada), siga pela esquerda até chegar a Capela.


Capela de São Judas Tadeu e Nossa Senhora do Rosário
End.: Estrada Santo Antônio, s/nº, Jardim
Funcionamento: Aberta antes das Missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Estrutura: Centro Pastoral com salas onde acontecem as aulas de Catequese e demais encontros
Como Chegar: De carro: saindo do centro da cidade, seguir pela orla da lagoa até o fim do asfalto, continuar em frente passando pela ponte do girau e logo após virando a primeira a direita e continuar seguindo até encontrar a capela. De ônibus: pegar o ônibus da Empresa Rio Lagos, para a Mombaça e saltar na primeira a direita após a ponte. Ou pegar o Jardim, também da mesma empresa e saltar em frente a Capela.
História: Pe. Ademar, ao celebrar uma Missa de sétimo dia em uma pequena escola do bairro, vendo que a celebração estava com um grande número de pessoas, manifestou o desejo de construir ali naquela localidade uma capela. Sabendo do desejo o Sr. Jair e sua esposa D. Emilce, doaram um terreno as margens da lagoa para a construção da futura capela. Em um regime de mutirão, com a ajuda de muitos moradores a capela foi construída.


Capela de Santa Edwiges e Nossa Senhora de Lourdes
End.: Rua João Muniz, n° 40, Barra Nova
Funcionamento: Aberta antes das missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Estrutura: Centro Pastoral com Salão, salas e cantina, onde acontecem as aulas de Catequese, reunião do Grupo Jovem, aulas do Curso Bíblico Doutrinal Mater Dei e demais movmentos
Como Chegar: De carro: saindo do centro, seguir pela orla da praia até encontrar uma placa indicando o local. Virar a direita e continuar seguindo as placas de avisos. De ônibus: pegar ônibus da empresa Rio Lagos, linha Jaconé (Via Boqueirão), ao chegar a praia ficar atento a placa de indicação. Salte na placa e siga os avisos.


Capela de São Lourenço e Nossa Senhora de Fátima
End.: Rua 91, esquina com Rua 17, s/nº, Jaconé
Funcionamento: Aberta antes das Missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Estrutura: Salão onde ocorrem as missas e igreja em construção
Como chegar: De carro: saindo do centro, seguir pela orla da praia até Jaconé. Seguir pela rua principal (Rua 96) e virar a esquerda na Rua 91 seguindo até a Rua 17. De ônibus: pegar ônibus da empresa Rio Lagos, linha Jaconé (via Boqueirão ou via Barra Nova), saltar no cruzamento da Rua 96 com Rua 13, e caminhar pela Rua 96 até a Rua 91, virar a esquerda seguindo até a Rua 17.
História: Em 1994 surgiu o desejo de uma comunidade que crescia e ainda não tinha uma capela. Tudo começou com a doação de um terreno pela Família Barroso. Reuniões foram feitas para escolher o santo padroeiro e o local onde seriam realizadas as primeiras missas. Ficou decidido então que o padroeiro seria São Lourenço, padroeiro dos diáconos, e as celebrações seriam provisoriamente na Escola Municipal Ismênia enquanto era arrecadado capital para a construção da capela. Com a bênção do então Arcebispo de nossa Arquidiocese , Dom Carlos Alberto, que veio pessoalmente abençoar o terreno as obras começaram com a construção de um pequeno salão onde poderiam ser realizados eventos para a construção de uma capela maior. Em 2002, o então pároco, Pe. Jorge, deu início as obras da construção da Capela. Infelizmente ainda hoje a capela ainda não está pronta, as missas são celebradas no salão. Com o Pe. Zito, foram feitas as intronizações de Nossa Senhora de Fátima como co-padroeira da comunidade e de um Tabernáculo para a adoração na comunidade.


Terreno de São José
End.: Avenida Vilamar, 630, Itaúna
Funcionamento: Aberta antes das missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Estrutura: Projeta-se para a comunidade a construção da Igreja de São José, junto da casa paroquial e de um centro pastoral. Atualmente a comunidade conta com quiosque onde se preparam almoços e lanches, além do brechó e corte de cabelo. Há também um galpão onde são celebradas as missas
Como Chegar: De Carro: saindo do centro, passa a ponte Darcy Bravo e virar à direita antes do DPO de Itaúna, seguir em frente, o terreno fica um pouco depois do Centro de Convivência de Idosos. De ônibus: pegar o ônibus da Empresa Rio Lagos, linha Itaúna.
História: Através de um movimento chamado “Amigos de São José”, formado após a doação de um terreno para a paróquia, foi decidido que ali seria edificada a Igreja de São José. Atualmente o projeto da capela ainda não foi iniciado. Todos os sábados são realizados lá almoços comunitários e shows, para a construção da capela.


Capela de São Pedro
End.: Serra de Jaconé, Jaconezinho
Funcionamento: Aberta antes das missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Estrutura: A comunidade apresenta um grande salão e um Centro Social
Como chegar: De carro: saindo do centro, seguir pela praia até Jaconé. Chegando em Jaconé seguir até o final da Rua 96 onde há um trevo, vire a esquerda seguindo assim sentido Ponta Negra, a comunidade fica a esquerda. De ônibus: pegar ônibus da empresa Costa Leste que sai de Jaconé, linha Ponta Negra, lhe deixando na porta da capela, mas apresenta poucos horários. Outra opção é pegar no centro da cidade ônibus da empresa Rio Lagos, linha Jaconé (via Sampaio), saltar no trevo e seguir caminhando por cerca de 15 minutos.
História: É a comunidade mais afastada, por isso ficou por alguns anos esquecida até a chegada do Pe Zito que iniciou trabalhos pastorais na comunidade. A pequena igreja dedicada a São Pedro é antiga, construida desde a época que passava por ali uma estrada de ferro.


Capela de São Pedro (II)
End.: Praça dos Pescadores - Av. Saquarema (antes a ponte), Itaúna
Funcionamento: Aberta diariamente pela manhã
Administração: Colônia de Pescadores Z-24
Como chegar: Estando no centro da cidade não é necessário carro ou ônibus
História: Saquarema é intimamente ligada com a pesca e assim a São Pedro, Apóstolo de Cristo, conhecido por ser pescador e assim padroeiro dos mesmos. A festa dedicada ao santo já acontecia naquele local, mas a Colônia de Pescadores e a Prefeitura Municipal decidiram ali fazer um marco da devoção ao padroeiro, logo na saída da lagoa, onde os pescadores todos os dias pedem paz e proteção ao se lançarem ao mar.


Capela de São Pedro (III)
End.: Rua 96, s/nº, Jaconé
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Como chegar: De carro: saindo do centro seguir pela praia até Jaconé, ao chegar em Jaconé seguir até o fim da Rua 96, pouco antes do trevo. De ônibus: pegar ônibus da empresa Rio Lagos, linha Jaconé (via Sampaio), que lhe deixará em frente a capela.
História: A Capela de São Pedro foi construida em 1929 por devotos de São Pedro, por anos ficou desativada sendo reativada após a chegada do Pe Zito.


Capela de Santa Luzia e Nossa Senhora de Guadalupe
End.: Rua Prefeito Walquides Souza Lima, Boqueirão
Funcionamento: Aberta antes das missas
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Como chegar: De carro: saindo do centro, seguir pela praia até o Boqueirão no quiosque conhecido como "Duro na Queda", descer a rua da praia e seguir pela Rua Pref. Walquides Lima até o fim, dobrando para a direita chegando na comunidade. De ônibus: pegar ônibus da empresa Rio Lagos, linhas Boqueirão ou Jaconé (via Boqueirão ou via Barra Nova), saltar antes da Rua Pref. Walquides Lima.


Reitoria Nossa Senhora da Conceição
Sede: Praça N. Sra. da Conceição, s/nº, Sampaio Correia
Reitor: Renato Cabral Holanda

Igreja Nossa Senhora da Conceição
End.: Praça N. Sra. da Conceição, s/nº, Sampaio Correia
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth.
Estrutura: A comunidade conta com um Centro Pastoral com salão e salas onde acontecem as aulas de Catequese e outros movimentos
Como Chegar: De carro: saindo do centro, seguir pela Av. Saquarema, sentido Bacaxá, e após seguir pela Rodovia Amaral Peixoto, sentido Rio de Janeiro. A Igreja esta situada às margens da rodovia no distrito de Sampaio Correia. De ônibus: pegar o ônibus da Empresa Rio Lagos, sentido Serra e saltar após o Posto de Saúde de Sampaio Correia.
História: O primeiro sacerdote que celebrou em Mato Grosso foi o espanhol Frei João Garcia, residente nesse lugar por 14 anos, onde tinha um oratório no qual celebrava missa. Depois, mudando-se para as terras de Joaquim de Almeida Marques, onde também edificou casa e oratório, ai celebrava todos os atos religiosos com licença do pároco de Saquarema, morando 16 anos nesse lugar, onde faleceu em 1859, com 77 anos. Foi sepultado no jazigo da Matriz. Tendo D. Clara Maria de Jesus, viúva de Almeida Marques, feito doação de dois hectômetros e meio de terras a N. S. da Conceição, no mesmo lugar em que o Frei João Garcia tinha edificado a casa e oratório com o fim de fazer-se uma Capela sob a invocação da mesma da Conceição, e falecendo senhora a 1 de fevereiro de 1874, o Barão de Saquarema, Jose Pereira dos Santos edificou a expensas suas a capela que atualmente serve de Matriz, oferecendo-a ao Governo Provincial em fevereiro de 1873, e falecendo a 3 de agosto de 1874 com 68 anos de idade. A 14 de janeiro de 1869, foi celebrada a primeira missa em Mato Grosso pelo atual (então) Capelão Padre Rufino Jose Alvares. (Cf. Secção de Manuscritos. Biblioteca Nacional nº 1-31, 18; nº38).


Capela de Nossa Senhora dos Remédios
End.: Serra do Mato Grosso, Serra
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth
Como chegar: De carro: Pegar a Rodovia Amaral Peixoto no sentido Niterói, ponto de referência perto do Queijão.De ônibus: pegar o ônibus da empresa Rio Lagos, Serra, saltar no Queijão.


Capela de São João Batista
End.: Serra do Tingüi, Tingüi 
Administração: Paróquia Nossa Senhora de Nazareth