quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleições 2010::Votos brancos ou nulos interferem no resultado da eleição?

Com a proximidade das eleições e a indecisão na hora de escolher um candidato, alguns eleitores optam por votar branco ou nulo. Mas poucos sabem se essa decisão acarreta ou não alguma consequência.
De acordo com a Constituição Federal e com a Lei das Eleições (9.504/97), num pleito eleitoral vigora o princípio da maioria absoluta de votos válidos, ou seja, somente são contabilizados os votos nominais e os de legenda. Os votos brancos e nulos não fazem parte dos cálculos eleitorais.
Portanto, anular seu voto ou votar em branco não interfere no resultado das eleições. Mas o que poucos sabem é que eles contribuem para eleger o candidato mais popular.
Em uma eleição, seja ela majoritária (onde se elegem o Presidente da República, o Governador do Estado, os Senadores e os Prefeitos) ou proporcional (para Deputados Federais, os Deputados Estaduais/Distritais e os Vereadores), quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito.
Para exemplificar, se dentre 1000 pessoas, nenhuma tiver votado branco ou nulo, todos os votos serão válidos e ganhará o candidato que receber 50% dos votos mais 1, ou seja, 501 votos. Mas se dentre essas 1000 pessoas, 50 tiverem votado branco ou nulo, significa que teremos apenas 950 votos válidos. Portanto, o mesmo candidato será eleito se alcançar 476 votos.
Votar branco ou nulo contribui para a menor legitimidade de uma eleição.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Leia Mais

Eleições 2010::Eleitor deve levar documento com foto para votar no domingo

Por oito votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira, 30, que os eleitores devem apresentar um documento oficial com foto para votar neste domingo, 3.
A falta do título não impedirá o eleitor de votar, mas o documento com foto é indispensável. São válidos a carteira de identidade, trabalho ou motorista e passaporte.
O STF julgou a ação proposta pelo PT contra a obrigatoriedade de o eleitor apresentar dois documentos para votar nas eleições, sendo o título eleitoral e um documento de identidade, exigência da Lei 12.034, aprovada no Congresso em 2009, que alterou o artigo 91-A da Lei 9.504/97.
Fonte: Canção Nova
Leia Mais

Novo sacerdote auxiliará as tarefas em nossa Paróquia

O Padre Renato Cabral de Holanda (foto), que serviu em nossa paróquia a alguns anos atrás, quando ainda era diácono, foi enviado por nosso querido Pastor Dom Alano para auxiliar nosso padre nas tarefas paroquiais.
O Pe Renato Cabral foi ordenado em 2007 e é formado em teologia e filosofia pelo Seminário Arquidiocesano de São José. Atualmente estava atuando na Paróquia de Unamar, em Cabo Frio, como Vigário Paroquial e foi designado para nossa paróquia que tem uma enorme extensão territorial abrangendo 12 comunidades. Não será criada uma nova paróquia, a princípio a responsabilidade do Pe Renato serão as comunidades de Sampaio Correia, Serra e Tingui.
Coloquemos a vida do querido Pe Renato em nossas orações, agradecendo a Deus por sua vocação e pelo seu "sim" em aceitar a servir a Cristo em nossa paróquia.
Missa de posse já está sendo preparada
A missa de posse e a acolhida do Pe Renato já estão sendo preparadas pela comunidade paroquial. Sua posse será no dia 8 de outubro, às 19:30 na Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Sampaio Correia.

Leia Mais

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Paróquia celebrará São Francisco: luz de Assis, luz do mundo

Pela primeira vez nossa paróquia estará celebrando São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia e dos animais devido sua forte ligação com a natureza, dom divino do Criador. A idéia de celebrar esse exemplo de santidade que fascinou o mundo e fascina até hoje partiu de alguns fiéis e de nosso pároco Pe Zito, grande admirador de São Francisco.
São Francisco nasceu em Assis, de família rica, esbanjava seus bens durante toda a sua juventude até ir para a guerra, quando Deus em sonho lhe apareceu e pediu que o seguisse em suas obras. Ao retornar para sua casa, fraco e doente, o jovem Francisco recebeu outros convites de Deus. Começou a dedicar várias horas de seu dia para admirar as flores do campo, os vôo dos pássaros, o correr das águas. Certa vez distribuiu o bem de seu pai para os pobres, sendo assim deserdado e considerado como louco. Afastou-se de sua família e começou a viver no campo, reconstruindo a pequena igreja de São Damião. Seus trajes eram pobres, andava de pés descalços, cuidava dos leprosos, costumava falar "vejam os lírios do campo, as aves do céu...Deus provém o sustento para elas, porque não podemos ser assim e abandonar as nossas riquezas!" Cada vez, com sua simpatia e simplicidade, conquistava mais corações e mais pessoas junto dele seguiam para ajudar os doentes, mendigos e leprosos.
Ao morrer um novo sinal, recebe em seu corpo as marcas da paixão de Cristo. Francisco de Assis assim se tornou luz e até hoje é admirado por seu despojamento dos bens, seu amor pela criação, sua pobreza e castidade. Certa vez, o Papa João Paulo II disse:

"O mundo tem saudades de ti qual imagem de Jesus crucificado.
Tem necessidade do teu coração aberto para Deus e para o homem,
dos teus pés descalços e feridos,
das tuas mãos traspassadas e implorantes.
Tem saudades da tua voz fraca, mas forte pelo poder do Evangelho.
Ajuda Francisco, os homens de hoje a reconhecerem o mal do pecado e a procurarem a sua purificação na penitência"

Veja a programação dos festejos em homenagem a São Francisco de Assis:
De 29 de Setembro a 1 de Outubro
19h - Tríduo Preparatório na Capela de São João Batista,
celebrando a irmã pobreza, obediência e castidade.

Dia 4 de Outubro (Segunda-feira) - Dia de São Francisco de Assis
18h - Missa de São Francisco com bênção para os animais
na Capela de São João Batista.
19h - Exibição do filme "Irmão Sol, Irmã Lua" que conta sobre a vida
de São Francisco e Santa Clara.
Leia Mais

CERIS começa atualização de dados da Igreja Católica no Brasil

Com o objetivo de atualizar os dados da Igreja Católica no Brasil, o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em parceria com a Promocat Marketing Integrado, convoca as dioceses, arquidioceses, institutos de vida consagrada e sociedades de vida apostólica masculino e feminino para participar e responder ao Censo da Igreja 2010.
Em 2008, a Promocat realizou o Censo apresentando novidades no novo Anuário Católico impresso. Segundo o secretário geral da CNBB e diretor-presidente do CERIS, Dom Dimas Lara Barbosa, a equipe de pesquisa necessita da “indispensável” colaboração das dioceses e organismos para realizar o Censo para o Anuário 2011/2012.
“Para que a pesquisa seja fiel aos dados enviados, como primeira ação, a diocese ou congregação deverá cadastrar um ou dois responsáveis que responderão as perguntas do Censo da Igreja Católica 2010 e manterão seus dados atualizados”, explica Dom Dimas.
Já o processo de reformulação do Censo Anual da Igreja Católica no Brasil (Caic-Br) está em fase de informatização, como explica o coordenador geral do Censo, Dom Hugo da Silva Cavalcante. “Estamos na etapa de informatização da pesquisa realizada pela CERIS. Por isso, incentivar a utilização da internet buscando atualizar as renovações do Censo por meio do portal www.guiacatolico.com é, também, muito importante para continuarmos avançando”, destacou.
A Promocat Marketing Integrado é a única empresa contratada e autorizada a realizar a pesquisa, o tratamento dos dados, o arquivamento, a editoração, a publicidade e comercialização do Anuário impresso. “A participação de toda a Igreja no Censo Anual é fundamental para o seu sucesso e o alcance dos seus objetivos”, diz Dom Dimas, em carta enviada a todos os bispos do Brasil.

Fonte: Canção Nova
Leia Mais

Semana celebra a vida, ecologia humana e meio ambiente

Com o tema “Vida, Ecologia Humana e Meio Ambiente”, a Igreja no Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, nos dias 1 a 7 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8.
Segundo a pastoral familiar, o tema foi escolhido com o incentivo da proposta da encíclica Centesimus Annus do papa João Paulo II de 1991. Neste documento, o papa fala da necessidade de uma ecologia humana e do atraso em compreender que não é possível utilizar todo o poder da natureza de forma desregrada. O papa Bento XVI, na mensagem para o Dia mundial da Paz, em 2007, ratificou que “a destruição do meio ambiente, um uso impróprio ou egoísta do mesmo e a apropriação violenta dos recursos da terra são fruto de um conceito desumano de desenvolvimento”.
Neste período, as dioceses são convidadas a desenvolver atividades em torno do tema, focando sempre o direito a vida e a preservação da dignidade humana.
A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Outras informações no site http://www.cnpf.org.br/.

Fonte: CNBB
Leia Mais

domingo, 26 de setembro de 2010

Comunidade do Boqueirão celebra Padroeira

O dia 12 de outubro é solene para todo brasileiro que encontra na pureza da Virgem de Aparecida força para vencer as batalhas da vida e todo tipo de adversidades. Em todo o país, as igrejas dedicadas a este título de Nossa Senhora ficam lotadas de devotos, incluindo o Santuário Nacional, em Aparecida do Norte/SP que recebe milhões de fiéis que vão lá pedir e agradecer por todas as graças recebidas, desde o dia em que a pequena imagem foi encontrada por simples pescadores ao jogarem a rede no rio, trazendo uma enorme fartura de peixes.

Em nossa Paróquia, a comunidade do Boqueirão já está preparando os tradicionais festejos em honra a Nossa Senhora Aparecida, Rainha do Brasil e Padroeira da comunidade. A festa conta com novena preparatória e no grande dia, missas, quermesse, carreata, shows e recreação para as crianças. Veja a programação:

De 3 a 11 de Outubro
19h - Novena Preparatória

Dia 11 de Outubro
19h - Missa de encerramento da Novena e solene coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Dia 12 de Outubro
6h - Alvorada
10h - Missa das Crianças
16h - Terço na praça da Capela
16h - Saída da Carreata da Igreja Matriz seguindo até a Capela do Boqueirão
Todos são convidados a fazer uma bela homenagem para a Mãe de nossa Pátria, decorando seu carro, moto, bicicleta com bolas e fitas azuis e brancas, além das bandeiras do Brasil.
18h - Missa
19:30h - Procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do Bairro
Após a procissão haverá quermesse e show católico.

A Capela de Nossa Senhora Aparecida, está localizada logo no início da Rua São Gonçalo, entre os bairros do Boqueirão e Gravatá. De ônibus, saltar próximo ao Supermercado Quality e seguir pela rua de paralelepípedos. De carro, seguir pela orla e dobrar à esquerda ante da ponte do girau.
Leia Mais

Qual santo se comemora no dia 27 de setembro?

Informe-se e não se deixe seduzir pelo mal
No dia 26 de setembro, a Igreja celebra no seu calendário, a festa de São Cosme e Damião, que são dois santos da Igreja, dois homens, que não são gêmeos, nem irmãos de sangue, mas duas pessoas muito amigas.

Não há uma história muito concreta da vida deles, mas se sabe que são duas pessoas que se preocupavam muito em fazer a medicina gratuita para os pobres, em atender as pessoas pobres. Esses dois homens, no tempo da perseguição de Diocleciano, que é o que conta a história, foram julgados, condenados e martirizados por serem homens cristãos. São dois homens santos. Em nenhuma história da Igreja se fala de festa de Cosme e Damião para criança. Não existe isso. Eles são dois mártires da Igreja, que deram o sangue por causa de Jesus, duas pessoas que prefiram morrer testemunhando a fé, a renunciar a vida de cristãos. Eles são maravilhosos e têm uma história maravilhosa de vida.

Mas também, atualmente, acontece no Brasil uma festa de “Cosme e Damião”, só que não neste sentido que há nosso calendário romano, onde a festa de São Cosme e Damião é celebrada no dia 26 de setembro.

Com o passar dos anos, com o sincretismo religioso, criou-se uma festa pagã, pelos espíritas, pelos integrantes da umbanda, pelos kardecistas, pelo candomblé, pelo batuque, de todo este sincretismo afro, com o nome de “Cosme e Damião”. Só que esta festa não se trata verdadeiramente dos santos Cosme e Damião, mártires da Igreja. Mas é uma festa pagã, que se fala de uma entidade que tem o nome de ibijis, muitas vezes conhecidos também como exú-mirins, que, dentro do sincretismo, para seduzir as pessoas, recebem o nome de “Cosme e Damião”, se falando, inclusive que eles são duas crianças, gêmeos. E não há nada disso na história. É uma mentira.

Criaram uma fábula em cima desses dois santos da Igreja. E esta fábula tem seduzido muita gente. Posso testemunhar que meu pai era espírita, trabalhava com a umbanda. E meu pai fazia esta festa. Para quê? Para que os doces, as balas, os salgados, tudo o que fosse oferecido, fossem consagrados a entidades espíritas de nome "Cosme e Damião", que não são os santos da Igreja.

É importante que as pessoas tenham conhecimento disso. O que eles vão oferecer? Guloseimas, pois doce é uma coisa sedutiva. E a criança acaba participando dessa festa, com essas guloseimas – no Nordeste se utiliza até o caruru. Só que, com isso, a criança come coisas consagradas dentro do espiritismo, da umbanda, do candomblé e esses objetos, essas guloseimas, essas comidas são todas oferecidas a entidades. Em muitos casos também as pessoas ficam lá "incorporadas" e dão passes nas crianças. E muitas dessas crianças, depois, tornam-se rebeldes, perdem a afetividade com o pai e a mãe, começam a não obedecer mais o pai e a mãe. Já começam a não gostar também das coisas sagradas, a não gostar de participar de Missa, de nada que seja sagrado. Começam a rejeitar as coisas sagradas de Deus.

Tenho atendido muitos casos nessa situação, de pessoas que participaram dessas festas na infância e não tiveram nenhuma vontade de viver uma vida de consagrado a Deus. Porque, a partir do momento que ela foi naquela festa, participou dessa situação, começou a experimentar uma consagração diferente, que o pai e mãe permitiram.

Os espíritas vão fazer esta festa no dia 27 de setembro, porém, na realidade, não existe festa de São Cosme e Damião no dia 27. No dia 27 de setembro a Igreja celebra São Vicente de Paula, esse grande homem que dedicou sua vida aos pobres, para evangelizar os pobres, que quis experimentar a pobreza do evangelho, buscando converter seu coração. Dia 27 de setembro a Igreja celebra São Vicente de Paula e não São Cosme e Damião.

Para você, este é um momento esclarecedor. Não deixe seu filho participar desta festa. É uma festa sedutora para já colocar no coração do teu filho, da tua filha esta consagração a estas entidades que têm nome de ibijis, exú-mirins, entidades espíritas. Esta não é nenhuma festa cristã católica. Nenhum católico pode participar desta festa. Ela não tem nenhum fundamento na nossa vida e não nos é útil de forma alguma. É melhor que você não participe desta festa e nem deixe seus filhos participar, pois, senão, eles serão seduzidos e depois você poderá ver as conseqüências, e não vai entender porque seu filho era tão dócil, tão carinhoso e tornou-se rebelde.

Muitas vezes, até não compreendemos, mas já atendi garotos de cinco, seis anos de idade que, depois de participarem destas festas, começaram a ter vida afetiva sexual, a se masturbarem com seis anos. Algo assim aberrante, que a gente não sabe porque. O que aconteceu nessa história? Mas a gente vai rezando para acontecer a libertação e muitas vezes chegamos ao ponto em que a criança lembra que participou destas festas e renuncia. A partir disso, a criança volta a ter um convívio normal com os pais, começa a gostar e a buscar as coisas de Deus. É impressionante o que esta festa faz de mal para os nossos filhos, como ela seduz as nossas crianças e até os pais e as mães.

É uma festa pagã, do sincretismo religioso, que não tem nada a ver com nossa festa cristã de São Cosme e Damião, celebrada no dia 26 de setembro, de dois homens mártires, santos, que não têm nada a ver com o que diz esta fábula pagã que vem do ocultismo, do espiritismo, da umbanda. É importante que você tenha no coração este ensinamento para que você não seja seduzido.

Você que já participou desta festa, ou deixou seus filhos irem, é bom que você renuncie, pois Deus nos dá a graça e a liberdade de poder renunciar, para que essa situação não tenha mais efeito em sua vida. Eu participei disso, minha família era uma família espírita, nasci dentro disso e falo de uma coisa que eu conheço. Gostaria que você renunciasse, pois, senão, você só vai perceber os danos muito mais tarde. Gostaria que você renunciasse com sua voz também, pois se você renuncia nenhuma força maligna tem mais poder sobre você, porque você é um filho de Deus. Você que é pai ou mãe pode renunciar pelos seus filhos também.

Diga comigo:

"Senhor Jesus, a partir de agora eu quero renunciar da minha vida toda e qualquer maldição de festas pagãs que eu participei, principalmente de “Cosme e Damião”, das bruxas. Todas as comidas e bebidas vindas daqueles locais, eu renuncio pelo teu Sangue Redentor.

Eu renuncio a toda consagração que entrou na minha vida, deste “Cosme e Damião” espírita, desta festa pagã. Eu renuncio pelo Sangue Redentor de Jesus! Não aceito mais na minha vida, nenhuma contaminação, pois o Mal não pode usar minha inteligência, minha vontade, nem tocar na minha sexualidade, nem abalar a minha fé, nem tirar essa alegria de ser filho de Deus. Que na minha oração, na minha fidelidade, na escuta da Palavra, na participação da Santa Missa, eu possa a cada dia mais me tornar à imagem de Jesus Cristo.

Peço agora, Senhor, que me lave, me purifique, me liberte de todas essas contaminações e de envolvimento com essas coisas ocultas, que muitas vezes chega até nós de forma enganadora, errônea e que seduzem os nossos filhos. Eu expulso da minha casa, da minha vida todas estas maldições.

Peço agora que o Senhor derrame sobre mim o teu Sangue Redentor! Lava-me de todas estas contaminações. Também te peço que derrame sobre mim o vosso Espírito Santo, para que assim, inundado da vossa graça, eu possa viver dignamente a minha vida e plenificá-la no seu amor!

A bênção de Deus para você e sua família,

Abençoe-vos o Deus Todo Poderoso, o Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!"
Padre Vagner Baia - Comunidade Canção Nova
 
Leia Mais

sábado, 25 de setembro de 2010

Nossos Bispos visitam o Papa Bento XVI

Começou nesta última quinta (23), a visita "ad Limina Apostolorum" dos bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compõe o estado do Rio de Janeiro. Iniciada em setembro do ano passado, a visita de todos os bispos do Brasil se concluirá este ano.

Bento XVI já recebeu alguns bispos como o nosso querido pastor, dom Alano Maria Pena, bispo auxiliar, dom Roberto Francisco Ferrería Paz, o bispo de Campos, dom Roberto Gomes Guimarães, o bispo de Nova Friburgo, dom Edney Gouvêa Mattoso, com o bispo emérito, dom Rafael Llano Cifuentes, e ainda o bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro.

A visita as Limina trata-se da visita que, a cada cinco anos, os bispos do mundo inteiro são chamados a fazer ao Sucessor de Pedro e aos diversos organismos da Cúria Romana. Chama-se "ad Limina Apostolorum" por tratar-se da visita ao túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo, fundadores da Comunidade Cristã que está em Roma, onde se encontra a Sé de Pedro.


Além do encontro pessoal e em grupo com o Santo Padre, e da visita aos diversos organismos que fazem parte da Cúria Romana, os bispos celebram juntos a santa missa nas quatro basílicas papais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior, e São João de Latrão – sede da Diocese de Roma.

A visita ao túmulo dos Apóstolos representa sempre para os bispos um momento de profunda experiência eclesial, de fortalecimento da fé, e de confirmação e renovação na comunhão com o Sucessor de Pedro.

Dom Alano sobre o Papa: “Doce Cristo na Terra"
Partilho com vocês a alegria de um fato ocorrido hoje, 23. Viajaram esta semana para a visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano, os Bispos do Regional Leste 1 da CNBB, onde se encontra a Arquidiocese de Niterói.

D. Alano foi um dos primeiros a estarem hoje com o Santo Padre, no primeiro dia da visita. Ao final da tarde, horário do Brasil, ligou para o Seminário para compartilhar sua alegria por estar com o “Doce Cristo na Terra”, e algo que diz respeito à casa de formação dos futuros sacerdotes de sua Arquidiocese.

Contou-nos que o Papa foi recebê-lo pessoalmente na porta da sala onde se encontrava, e que suas primeiras palavras consistiam num elogio ao nosso Seminário. Alegrou-se o Santo Padre ao ler os relatórios da Arquidiocese e verificar que possuía cerca de 90 seminaristas preparando-se para as Sagradas Ordens.

Sua alegria aumentou quando D. Alano lhe falou acerca de como o Seminário procura acima de tudo a fidelidade ao Magistério Petrino, com uma orientação acadêmica pautada na filosofia perene.

D. Roberto, nosso Bispo Auxiliar, lhe contou neste momento sobre nossos encontros acadêmicos - o Papa ficou feliz por saber de um que promovemos em parceria com a Universidade Federal versando sobre o debate Ratzinger-Habermas - entre outros temas.

Animou-nos a continuar.

Fonte: CNBB, Arquidiocese de Niterói e Canção Nova
Leia Mais

Famílias Saquaremenses celebram a Vida

Cerca de 500 pessoas de diversas religiões cristãs estavam reunidas na noite deste dia 25 em Bacaxá, distrito de Saquarema, celebrando o 1º Encontro Ecumênico em Defesa da Vida e da Família Saquaremense. [VEJA AS FOTOS] O encontro surgiu da união de várias Igrejas e seus representantes, junto com a sociedade civil organizada, para ser uma voz da família em meio a tantos ataques que a atacam e assim ferem a moral e a ética cristã.
[BREVE]Veja as fotos do 1º Encontro Ecumênico em Defesa da Vida e da Família

Líderes de várias igrejas cristãs e seus membros estavam presentes. Vale ressaltar a presença da Igreja Católica, representada pelo Monsenhor Valdir Mesquita, Vigário Episcopal do Vicariato Lagos, pelo Pe José Alves, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth e pelo Pe Jorge Ignaqzuk, pároco da Paróquia Santo Antônio, da Igreja Batista, representada pelo Pastor Marcelo e da Igreja Metodista, representada pelo Pastor David.

Logo ao iniciar o encontro foi executado o Hino Nacional e lida a Oração pelas Famílias. Durante todo o evento houve apresentações musicais, teatrais e palestras. A primeira foi ministrada pelo representante da OAB, Dr. Gilvando Aguiar, que ressaltou a defesa da família expressa na constituição federal e no direito de cada cidadão.

[BREVE]Leia o discurso do Dr. Gilvando, representante da OAB

Após o Pe José Alves (Pe Zito) nos lembrou dos princípios cristãos de nosso país, trazidos com primeiros colonizadores, e de toda forma de ataque que nossas famílias sofrem hoje, como a liberação do aborto, o uso de camisinhas, o casamento homossexual e a pressão midiática que desmoralizam os princípios cristãos, e ainda nos fez um alerta que “é preciso que a família enfrente com valentia e força as influências impostas pela sociedade”.

[BREVE]Leia o discurso do Pe Zito

Para encerrar o evento foi apresentada uma peça teatral por jovens da Igreja Batista de Barra Nova, ressaltando a distância que nós hoje temos da família e a importância de uma reaproximação e de novos olhares. Em belas palavras o Pastor Marcelo, da Igreja Batista, nos lembrou das bases da família e de como essas elas estão transformadas. Ao fim todos os cantores, líderes religiosos, sociedade civil e todos os presentes deram as mãos e juntos celebraram a vida, e em oração pediram a Deus pelo futuro de nossa pátria e de nossas famílias.
Leia Mais

CNBB promove debate eleitoral entre presidenciáveis

Na noite desta quinta-feira, 23, aconteceu em Brasília o debate dos presidenciáveis, promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), Universidade Católica de Brasília (UCB), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram os candidatos cujos partidos têm representatividade na Câmara: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda (PSOL).
Os candidatos, como nos outros debates em que participaram, reafirmaram suas posições e seus planos de governo, caso venham a ser eleitos no dia 3 de outubro. O diferencial veio do próprio debate que cedeu mais tempo para a resposta dos candidatos e evitou o embate direto dos candidatos. As perguntas foram elaboradas apenas pelas entidades organizadoras do evento. O modelo foi bastante elogiado pelos próprios candidatos que disseram que o formato possibilita melhor exposição de ideias.
Logo na primeira pergunta, “Quais suas três prioridades caso seja eleito?”, dirigida os quatro presidenciáveis quiseram deixar evidente a sua simpatia pelo cristianismo.
“Fui um verdadeiro militante da juventude católica, participei de grupos como Juventude Universitária Católica (JUC), da Juventude Estudantil Católica (JEC) e meu trabalho está pautado nessa vivência: nosso plano de governo atende à opção preferencial pelos pobres, não dos ricos como fazem a maioria. Precisamos de uma enorme distribuição das riquezas aos pobres. Farei, também, com a ajuda da Comissão Pastoral da Terra (CPT) a Reforma Agrária”, disse Plínio de Arruda Sampaio.
Marina Silva, por sua vez, fez questão de dizer que seu plano de governo foi elaborado muito antes da campanha começar e agradeceu aos organizadores do evento por realizarem “um debate e não um embate entre os candidatos à presidência da República”. Em resumo, ela disse quais são suas três prioridades: “educação para a sociedade do conhecimento, proteção através da saúde e ampliação dos programas sociais, como o Bolsa Família, que precisa ser reformado”.
As três prioridades da candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, vão na linha da saúde e educação. “Vou dar qualidade à educação brasileira através da valorização do professor, quero também interiorizar as escolas técnicas e universidades para que haja igualdade de oportunidades nesse país, quero universalizar o sistema Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e suas unidades de proteção e atendimento pelo Brasil; para concluir, vou proteger a saúde de nossos jovens”.
Para concluir a rodada da primeira pergunta, José Serra fechou com a apresentação das suas três prioridades. “Minhas três prioridades são: educação, segurança e saúde. Essa é a base do meu governo, que será sustentada por uma economia forte para investir nessas áreas”, completou.
No segundo e terceiro bloco, os candidatos responderam sobre os mais diversos assuntos: pré-sal, reforma tributária, educação, saúde, fortalecimento da economia, aborto, cultura da paz, segurança, igualdade social, corrupção e meio ambiente.
O presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, perguntou a Dilma qual sua política para retirar as crianças das ruas. “O país sempre será julgado pelo que fez às suas crianças e jovens”, disse. Ela afirmou que para concretizar isso é preciso reduzir a pobreza. “Crianças morrem nesse país nos primeiros 28 dias de vida. Eu vou fazer para amenizar isso seis mil creches. Quero que nossas crianças tenham nos primeiros anos de vida acesso às formas de conhecimento. Isso é importante para que não se eduque as crianças através da repressão quando eles crescem e será feito em parceria com as Igrejas que já fazem esse papel”, sublinhou.
Serra comentou a resposta destacando dois pontos: “Para realizar esse plano nós vamos fortalecer o Programa Saúde da Família e combater o contrabando de drogas”.
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, perguntou à candidata Marina Silva como a candidata pretende tratar a questão do aborto, considerando que sua posição contraria a orientação de seu partido.
“Defendo a vida como princípio e faço isso independentemente da religião que professo. Faria por questão filosófica e humana. Eu não defendo o aborto e para resolver essa polêmica situação eu faria no meu governo um plebiscito para que a sociedade debata com clareza o ponto”, disse Marina.
Dilma comentou a resposta da Marina dizendo ser contra o aborto. “Minha posição é clara sobre o assunto e não sou favorável ao aborto. É uma questão de saúde pública e de defesa da mulher”.
No tema educação, o reitor da Universidade Católica de Brasília, padre Romualdo Degasperi, perguntou a Plínio como seu governo tratará a educação superior, especialmente as universidades públicas e particulares. Plínio defendeu a universalização do ensino público e desconsiderou as universidades particulares.
“A educação pública é uma preocupação do governo, mas as particulares não. Uma universidade cara para ‘burro’ como esta [Católica], no meu governo, será desapropriada. Não podemos aceitar o abastardamento de nossas universidades públicas e o presidente Lula fez isso malandramente nos seus dois governos”, alfinetou Plínio, provocando palmas e gargalhadas da platéia.
Marina respondeu dizendo que pode haver um modelo de coexistência entre universidades públicas e particulares. Ela defendeu um retorno imediato para a sociedade através das universidades e disse que as católicas são pioneiras nesse ponto. Na réplica, Plínio disse que, se eleita, Marina não aplicará 10% do PIB para as universidades. “É só com esse percentual que teremos instituições dignas e não subservientes a Harvard [Estados Unidos], por exemplo”.
Um estudante de Direito da UCB, escolhido para representar os estudantes, questionou a candidata petista se ela aceitaria, em sua base aliada, candidatos reconhecidamente “fichas sujas”. A candidata disse que não. “Nunca permitiria fichas sujas no meu governo. E considero que essa questão é muito séria e, principalmente neste momento, acho oportuno reafirmar que é muito oportuno para a democracia a Ficha Limpa”.
Na despedida, os candidatos aproveitaram seu minuto final para pedir o voto dos eleitores. O debate se encerrou com aplausos e manifestações dos presentes a cada candidato. Todas as emissoras de TV de inspiração católica (Rede Aparecida, TV Horizonte, TV Imaculada Conceição, TV Canção Nova, TV 3º Milênio, TV Nazaré, Rede Vida, TV Século 21), além da Rede Católica de Rádio (RCR) transmitiram o debate.

Fonte: CNBB
Leia Mais

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

É preciso conciliar tempo para trabalho e família, diz Papa

A sala de imprensa da Santa Sé apresentou nesta sexta-feira, 24, a carta enviada pelo Papa Bento XVI ao presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli. Na mensagem, o Santo Padre confirmou o VII Encontro Mundial das Famílias, que será realizado entre 30 de maio e 3 de junho de 2012, em Milão, na Itália, e fez uma reflexão sobre o tema do evento: "A Família: o trabalho e a festa”.

“O trabalho e a festa - explicou Bento XVI no documento - estão intimamente relacionados com a vida das famílias, pois condicionam as escolhas, influenciam as relações entre os cônjuges e entre pais e filhos, além de influenciarem nas relações das famílias com a sociedade e a Igreja".

“Nos nossos tempos atuais – disse o Papa -, infelizmente, a organização do trabalho baseada na competição do mercado e do lucro máximo, bem como a utilização das festas como ‘válvulas de escape’ contribuem para a desagregação da estrutura familiar e para o condicionamento de um estilo de vida individualista”.

"Por isso, é necessário promover uma reflexão e um compromisso para conciliar as exigências e os tempos do trabalho com os da família, e recuperar o verdadeiro sentido da festa, especialmente do domingo, páscoa semanal, dia do Senhor e dia do homem, dia da família, da comunidade e da solidariedade".

O Papa escreve que "o próximo Encontro Mundial das Famílias é uma ocasião privilegiada para voltar a expor o trabalho e a festa na perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem integrada na sociedade e na Igreja, atenta contra a qualidade das relações e a economia do núcleo familiar".

Seguidamente o Santo Padre expressa seu desejo de que já no ano 2011 (no 30° aniversário da exortação apostólica ‘Familiaris consortio’ de João Paulo II), "carta magna" da pastoral familiar, comece um itinerário com iniciativas em nível paroquial, diocesano e nacional, com o fim de "destacar as experiências de trabalho e de festa em seus aspectos mais reais e positivos, com especial insistência na incidência sobre a experiência de vida concreta das famílias".

Ao final da carta, o Santo Padre assinala que o VII Encontro Mundial, como os iores, durará cinco dias e culminará no sábado a noite com a ‘Festa dos testemunhos’ e na manhã do domingo com a Missa solene. Nestas duas celebrações, que presidirei, reuniremo-nos como ‘família de famílias’".

Comentando o tema da carta, o Cardeal Antonelli se referiu aos problemas que afetam a família e advertiu que "se privatiza e se reduz a um lugar de afetos e de gratificação individual; não recebe o adequado apoio cultural, jurídico, econômico e político; sofre o oneroso condicionamento de dinâmicas desintegrantes complexas, entre as que têm uma influência significativa a organização do trabalho e o declive da festa ao "tempo livre".

Neste sentido, sublinhou que o tema do Encontro de Milão "pode supor uma importante contribuição à defesa e promoção dos valores humanos autênticos no mundo atual, começando por novos estilos de vida familiar".

Participaram também da coletiva o Bispo Jean Laffitte, Dom Carlos Simón Vázquez e o padre Gianfranco Grieco, respectivamente secretário, subsecretário e chefe de escritório do Pontifício Conselho para a Família; o Bispo Auxiliar de Milão, Dom Erminio Do Scalzi, delegado do Cardeal Arcebispo Dionigi Tettamanzi para a organização do Encontro e Davide Milani, responsável pelas comunicações sociais desta arquidiocese.

Fonte: Canção Nova
Leia Mais

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CNBB: Máquinas de preservativos favorecerão difusão da Aids

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encara com preocupação o projeto que prevê a instalação de máquinas de camisinhas em escolas de Ensino Médio da rede pública. Na interpretação da entidade, a iniciativa pode alavancar o número de soropositivos no Brasil. O assessor nacional da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Luiz Antonio Bento, explica o raciocínio:
- Ao colocar as máquinas nas escolas, é realizada a promoção do preservativo, o que, do ponto de vista da moral católica, pode favorecer, indiretamente, o desenvolvimento da epidemia da Aids. Não somente os preservativos são incapazes de assegurar uma proteção total contra a infecção pelo HIV, como também a sua promoção pode favorecer a difusão da infecção porque incita a promiscuidade sexual.
Na visão do padre Bento, as campanhas de combate à doença pautadas no íncentivo do uso da camisinha têm se mostrado ineficientes.
- Não obstante toda a promoção do preservativo que nós temos acompanhado, a Aids, infelizmente, está se alastrando não só no continente africano, como também no Brasil. Parece-me que os números não têm diminuído, mesmo com toda essa promoção. Não é surpreendente se, apesar do aparente êxito inicial de tais políticas, o HIV continuar fazendo sua estrada. O que deveria acontecer, segundo o ensinamento da Igreja, é uma promoção do verdadeiro sentido da sexualidade. O preservativo assume um caráter imoral, indigno da sexualidade, e esta é a razão pela qual não apoiamos o projeto.
O representante da CNBB defende uma discussão ampla sobre o tema, envolvendo a sociedade:
- O governo não pode implantar um projeto dessa natureza sem dialogar. Os pais devem escolher o tipo de educação que querem dar aos filhos. Sinceramente, as máquinas serão colocadas nas escolas se os pais permitirem. Eles têm o direito de dizer que não aceitam esse tipo de educação. A CNBB se empenha em apoiar e desenvolver campanhas educativas. Formativas e informativas, visando ampliar os conhecimentos da população, especialmente dos jovens e dos adolescentes, para que tenham um estilo de vida saudável, comportamento pautado nos valores humanos cristãos.
Para padre Bento, "não basta simplesmente distribuir preservativos nas escolas ou em qualquer outro lugar que seja, como se o povo tivesse que engolir as camisinhas goela abaixo".
- É preciso oferecer formação baseada em valores, ministrar educação sexual coerente, ensinar a responsabilidade diante do sexo e não tomar atitudes de incentivo à promiscuidade. Depois, nós choramos, brigamos porque existe a violência sexual infantil. O governo está pegando um caminho fácil. É muito menos dispendioso para ele promover esses instrumentos do que promover uma verdadeira cultura da sexualidade, educar verdadeiramente para o sentido do amor e da sexualidade. Este é um caminho que gasta tempo, tem que preparar pessoas.
Leia Mais

CNBB promove debates entre presidenciáveis

Discutir amplamente as propostas de Governo entre os candidatos ao cargo de Presidente da República é o objetivo do debate entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSol). O evento acontece na quinta-feira, 23, na Universidade Católica de Brasília (UCB), às 21h30min, no Auditório Central da Universidade, Campus de Taguatinga.
O debate é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) e Associação Nacional de Educação Católica (Anec), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O jornalista Beto Almeida será o mediador e presidirá o evento controlando o tempo, a intervenção dos candidatos e as manifestações de participantes e plateia. O debate será organizado da seguinte forma: abertura pelo mediador; apresentação dos participantes, pelo nome do candidato e do seu vice, seu partido e coligação. A ordem de apresentação e de resposta às perguntas será realizada mediante sorteio.
O evento será dividido em quatro blocos. No primeiro, cada candidato terá três minutos para se apresentar e indicar as três prioridades do seu Programa de Governo. Em seguida, os presidentes das entidades promotoras farão uma pergunta e o candidato sorteado irá respondê-la. Logo depois, representantes da sociedade farão os questionamentos. Todas as respostas serão comentadas por outro candidato e haverá o direito de réplica. Poderá ser concedido “direito de resposta” ao candidato que sofrer calúnia, difamação ou injúria. No último bloco, todos responderão a uma única pergunta, decidida pouco antes, entre as entidades organizadoras. Após todas serem respondidas, cada um fará seu pronunciamento final.
O debate terá duração de duas horas, incluindo o tempo destinado às perguntas. A definição da posição de cada candidato no cenário do debate foi escolhida por meio de sorteio, que aconteceu na sede da CNBB no último dia 14 de setembro.
O evento será transmitido ao vivo pelo portal da Universidade Católica de Brasília (www.ucb.br), pelas TVs e rádios de inspiração Católica, incluindo o Sistema Canção Nova de Comunicação, a TV Aparecida e a TV Século 21.
Leia Mais

domingo, 19 de setembro de 2010

Paróquia estará esta semana estudando o Plano Pastoral Arquidiocesano

Durante toda esta semana nossa Paróquia estará reunida estudando e traçando metas a partir do Plano Pastoral da Arquidiocese de Niterói. O plano é fruto de um trabalho que começou no ano passado em todas as paróquias da arquidiocese, inclusive na nossa, realizando as chamadas "Assembléias Paroquiais", onde todas as pastorais, movimentos e comunidades foram convidadas a reflexão de vários pontos positivos e negativos da atuação da Igreja em nossa cidade. Das paróquias foram escolhidos representantes que participaram das Assembléias Vicariais, reunindo todos os pontos descritos pelas paróquias. E por fim, dentro da comemoração jubilar dos 50 anos de nossa Arquidiocese, houve a Assembléia Arquidiocesana, com a presença de nossos pastores, nossos sacerdotes e representantes das paróquias.
O Plano Pastoral foi revisado, impresso e distribuido para todas as comunidades no dia da missa em ação de graças pelo jubileu arquidiocesano. Um dos pedidos de nosso Arcebispo, Dom Alano, durante a homilia e também na apresentação do livro, é de que o mesmo seja lido, refletido e aplicado em nossas comunidades, através do ver-julgar-agir. Esse plano traça o futuro de nossa Arquidiocese, seus bispos, sacerdotes, diáconos, seminaristas e principalmente fiéis leigos.

Paróquia realiza encontro para reflexão do Plano Pastoral
Na medida do ver-julgar, nossa paróquia estará realizando durante toda essa semana (20-24/09) um estudo e reflexão das propostas e metas do Plano Pastoral buscando as formas de aplica-los em nossa Paróquia. As reuniões serão ministradas por nosso Pároco com auxilio dos irmãos do Curso Bíblico Doutrinal Mater Dei, primeiro fruto da nossa Assembléia Paroquial, iniciando as 18h com missa tendo a reflexão iniciando às 19h, seguindo as escalas de comunidade abaixo:

20/09 - Comunidade de Santa Edwiges (Barra Nova) - Segunda
Centro Pastoral Santa Edwiges - Curso Bíblico Doutrinal Mater Dei
21/09 - Comunidade do Boqueirão (São Sebastião e N. Sra. Aparecida) - Terça
Salão de Festas em cima da Igreja
22/09 - Comunidade de Santa Edwiges (Barra Nova) - Quarta

Centro Pastoral Santa Edwiges - Curso Bíblico Doutrinal Mater Dei
21/09 - Comunidade do Boqueirão (São Sebastião e N. Sra. Aparecida) - Quinta

Salão de Festas em cima da Igreja
21/09 - Comunidade do Boqueirão (São Sebastião e N. Sra. Aparecida) - Sexta

Salão de Festas em cima da Igreja

Todos são convidados, além dos coordenadores de pastorais, movimentos e comunidades.
Leia Mais

"Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro."

O Evangelho deste final de semana, do 25º Domingo do Tempo Comum, nos apresenta uma verdade fundamental para o nosso seguimento de Jesus Cristo: ou servimos a Deus ou servimos ao dinheiro. Não existe meio-termo: ou amamos um e odiamos o outro, ou nada feito; não dá para ficarmos em cima do muro; precisamos nos decidir. Aliás, a vida é feita e foi sempre feita por decisões; a vida tem o sentido que tem pelas decisões que tomamos.
Cristo, para bem ilustrar a decisão que precisamos tomar para atingir a verdadeira felicidade – que está n’Ele – nos apresenta uma parábola muito interessante e que nos faz refletir e repensar acerca da vida que estamos vivendo.
Jesus, na parábola, apresenta um certo administrador que está dirigindo de forma muito errada os bens do seu patrão. Ele – o patrão – deixa bem claro que vai demiti-lo, pois não há mais condições de administrar no que diz respeito ao fato da falta confiança; o patrão deixa de acreditar em seu administrador.
O administrador infiel, sabendo que vai ser demitido e que vai passar por muitas dificuldades, e que nada material vai suprir sua carência, diz para si, em outras palavras: “Já estou velho, cansado, sem condições de reiniciar a minha vida… já é tarde, e agora só me resta me preocupar com aquilo que vale a pena”. Ele vai aos devedores do seu patrão e pede a eles colocar, como dívida, um valor a pagar, bem menor do que é a realidade a ser acertada. Estes que deviam, passam a dever muito menos e se sentem na obrigação de reconhecer que, uma dívida, agora, possuem para com aquele administrador que lhes ajudou.
Jesus elogia profundamente a atitude daquele administrador. Sim, por incrível que pareça, Cristo acha muito inteligente a sua atitude diante da dificuldade que encontra na vida. Todavia, meus irmãos e minhas irmãs, vamos entender o que o Senhor elogia e nos motiva a fazer, a exemplo daquele administrador, que, com certeza, o fato elogiado não é a corrupção e a pilantragem dele. É outra coisa que, mais adiante, vamos entender perfeitamente.
Nessa época, na época de Jesus, este sistema de trabalho funcionava da seguinte forma: o patrão estipulava um certo valor a respeito da mercadoria que ele vendia e propunha aos administradores o seguinte: o que estes conseguissem a mais seria [no valor da mercadoria comercializada] deles. Por exemplo, se um barril de óleo o patrão cobrasse cem reais e o administrador cobrasse 200 reais, estes cem reais excedentes seriam do administrador. Para entendermos que, na parábola, o administrador não baixa o valor que o patrão estipulara, ou seja, o desconto que ele pede para pôr no papel é o resultado [do referido administrador dessa parábola] de não cobrar a parte que seria dele. Ele oferece esta parte em troca da amizade deles, pois passa a saber que, nesta vida, muito mais importante que ter dinheiro é ter amigos.
O elogio que Jesus faz acerca deste administrador, e que chama a atenção para que nós venhamos a fazer o mesmo, é que, nesta vida, muito mais importante que bens materiais são os relacionamentos que fazemos com os irmãos e com Deus. Com Deus numa vida profunda de oração, como vai dizer Paulo na 2ª leitura e com os irmãos, como diz a parábola.
Esse administrador teria todos os motivos para não dar nenhum desconto àqueles que deviam para o seu patrão, pois ele precisaria dessa soma, com certeza, logo depois, pois seria demitido. Não, ele vê que na vida bens materiais ficam, perecem, são realidades terrenas; eterno, com profundo sentido, são os relacionamentos que fazemos com Deus e com nossos irmãos. Estes não acabam jamais. Esta é a esperteza que Cristo elogia.
Como se encontram os nossos relacionamentos? Estamos dando mais tempo e atenção, em nossa vida, aos irmãos e a Deus ou aos bens materiais? É impossível servir a Deus e ao dinheiro; devemos tomar uma decisão!

Padre Pacheco
Leia Mais

Fidelidade à oração nos converte em imagem de Deus, afirma Papa

Mais de 65 mil pessoas reuniram-se em torno do Sucessor de São Pedro no Cofton Park de Rednal, em Birmingham (Inglaterra), para celebrar a Santa Missa com Beatificação do Cardeal John Henry Newman, após uma noite de vigília.
O encontro aconteceu na manhã deste domingo, 19, às 10h (6h em Brasília), no último dia da visita de Bento XVI ao Reino Unido. Na ocasião, o Santo Padre qualificou o nazismo como "ideologia maligna", em referência aos 70 anos da Battle of Britain.
O ensino do cardeal inglês sobre a oração foi destacado pelo Papa a partir do lema da visita, o mesmo de Newman – "Coração fala ao coração" (cor ad cor loquitur):
"Permite-nos penetrar na sua compreensão da vida cristã como chamado à santidade, experimentada como intenso desejo do coração humano de entrar em íntima comunhão com o Coração de Deus. Ele nos recorda que a fidelidade à oração nos transforma gradualmente na imagem de Deus".
Newman é considerado um dos pais espirituais do Concílio Vaticano II por ter sido um dos precursores no incentivo à boa formação do laicato cristão. Ele também incentivou a criação de universidades em meio a um Reino Unido vitoriano em que os católicos tinham acesso a, no máximo, ensino fundamental:
"Na verdade, qual outra meta melhor poderia se propor aos professores de religião se não aquele famoso apelo do Beato John Henry por um laicato inteligente e bem instruído: 'Desejo um laicato não arrogante, não precipitado nos discurso, nem polêmico, mas homens que conheçam a própria religião, que entrem em seu interior, que saibam bem em que estão sustentados, que saibam no que creem e não creem, que conheçam o próprio credo tão bem a ponto de poder explicá-lo, que conheçam tão bem a história para poder defendê-la'", disse, citando Newman.
Segundo o Pontífice, o cardeal ajuda a compreender que "o Mestre divino reservou uma missão específica para cada um de nós, um 'serviço bem definido', confiada unicamente a cada um em particular".
Ele afirmou que o serviço específico de Newman foi a aplicação de seu intelecto e trabalhos escritos a muitos dos urgentes "problemas atuais", como a relação entre fé e razão, espaço vital da religião na sociedade civilizada, abordagem da educação com amplas bases e longo alcance.

Santo sacerdote
Num país com grande tradição de santos mártires, "é justo e conveniente que reconheçamos hoje a santidade de um confessor [...] que, embora não sendo chamado a derramar o próprio sangue pelo Senhor, deu-lhe testemunho eloquente no curso de uma vida longa dedicada ao ministério sacerdotal", indicou.
O Pontífice quis concluir sua homilia com uma breve reflexão sobre a vida do cardeal enquanto sacerdote e pastor de almas, a partir de um dos escritos do inglês:
"Se os anjos fossem vossos sacerdotes, queridos irmãos, não poderiam participar dos vossos sofrimentos, nem perdoar-vos, nem ter compaixão por vós, nem mostrar ternura em meio a vossos confrontos ou encontrar motivos para justificar-vos, como podemos nós; não poderiam ser modelos e guias para vós, e tampouco conduzir-vos do homem velho a uma vida nova, como podemos todos que viemos da vossa própria realidade".

Vigília de orações pela beatificação do Cardeal Henry Newman
Em meio a luzes e velas, Bento XVI presidiu a abertura da Vigília de oração pela beatificação do Cardeal John Henry Newman, na noite deste sábado, no Hyde Park, em Londres. Mesmo diante de protestos e até ameaças, o Pontífice não alterou sua agenda, finalizando o terceiro dia de sua visita ao Reino Unido.
O silêncio absoluto da multidão de cerca de 80 mil pessoas durante o discurso do Papa chamou a atenção, com destaque para as reflexões que fez acerca da vida de Newman e da Palavra de Deus. "Não podemos guardar para nós mesmos a verdade que nos faz livres", afirmou.
A Missa com Beatificação do Cardeal inglês acontece amanhã, em meio ao programa de atividades do quarto dia da visita do Papa.
"O drama da vida de Newman nos convida a analisar nossas vidas, ver o horizonte amplo do plano de Deus e crescer em comunhão com a Igreja de cada tempo e lugar: a Igreja dos Apóstolos, a Igreja dos mártires, Igreja dos santos, a Igreja cuja missão Newman amou e dedicou sua vida inteira", disse.


Fonte: Canção Nova
Fotos: AP
Leia Mais

"Somos feitos para amar", diz Papa aos jovens

O Papa encontrou-se com os milhares de jovens que acompanhavam a celebração da Santa Missa através de telões instalados no Adro (parte externa) da Catedral do Preciosíssimo Sangue em Westminster, neste último sábado, 18, às 10h (6h em Brasília).
O Pontífice recordou o tema de sua visita apostólica ao Reino Unido – O coração fala ao coração (cor ad cor loquitur) e pediu que cada jovem abrisse o coração para as palavras que iria escutar.
Após fazer um convite para que todos olhassem para dentro do próprio coração e pensassem em todo o amor com que foram criados e são chamados a dar, o Santo Padre afirmou: "No final das contas, somos feitos para amar", pois isso é ser imagem e semelhança de Deus.
O Bispo de Roma pediu que os jovens agradeçam todos os dias pelo amor que recebem, mas que não esqueçam que também são feitos para dar amor, "para fazer do amor a inspiração de toda a atividade, a realidade mais sólida da vida".
Apesar de muitas vezes isso parecer natural, há outros momentos em que se percebe que amar é difícil: "Os nossos corações podem facilmente ser endurecidos pelo egoísmo, pela inveja e pelo orgulho. [...] Todo o dia devemos escolher amar e isso requer ajuda, a ajuda que provém de Cristo, da oração, da sabedoria que se encontra na palavra e da graça que Ele infunde sobre nós nos sacramentos da Igreja", explicou.
O Pontífice pediu que jovens olhassem todos os dias para dentro dos próprios corações, a fim de encontrar a fonte do amor autêntico, o próprio Jesus, que está sempre dentro do coração, "esperando tranquilamente que possamos nos encontrar com ele e escutar a sua voz".
Bento XVI lembrou que é preciso disciplina para estar com Deus na oração, encontrando momentos de silêncio todos os dias. "É no silêncio que encontramos a Deus, e é no silêncio que descobrimos quem somos verdadeiramente. E, com isso, descobrimos a vocação particular que Deus nos deu para a edificação da sua Igreja e a redenção do nosso mundo".
Por fim, o Santo Padre afirmou que reza para que as vidas dos jovens produzam frutos abundantes para o crescimento da civilização do amor, bem como pediu oração por seu ministério como Sucessor de Pedro e pelas necessidades da Igreja e do mundo.

Fonte: Canção Nova
Leia Mais

Saúde Pública é o tema da CF 2012

A CNBB comunicou nesta semana a escolha do tema da Campanha de Fraternidade 2012, que será “Fraternidade e saúde pública”. A escolha pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), que esteve reunido na sede da Conferência.
O tema da saúde foi apresentado pela Pastoral da Saúde é de extrema importâcia visto o estado grave que a saúde passa em nosso país, com hospitais lotados, desvio de verbas que causam sofrimento e morte de nossa população, indo contra os ensinamentos de Cristo e nossa própria constituição que garante saúde a todos sem discriminação. Um belo exemplo do descaso com a saúde é  visto na última semana, de um jovem de 14 anos que faleceu após 8 meses de luta com o governo federal, estadual e municipal tentando conseguir um concentrador de oxigênio que custava R$520,00. O tema foi respaldado por um abaixo-assinado com 142 mil assinaturas. A decisão do Consep foi unânime. No segundo semestre, o Conselho definirá o lema que deverá acompanhar o tema.

Fonte: CNBB
Leia Mais

Fé não desvaloriza ciência, diz Papa no Reino Unido

O Papa Bento XVI encontrou-se com líderes de outras religiões na Waldegrave Drawing Room da St Mary’s University College. na manhã desta sexta-feira, 17. Participaram da cerimônia os chefes de confissões cristãs e das grandes religiões presentes no Reino Unido: judeus, muçulmanos, hindus e sikhs.
O Pontífice reconheceu que as ciências humanas e naturais fornecem uma compreensão importante de aspectos da existência humana e ajudam a entender o modo como funciona o universo físico, salientando que isso traz grande benefício à família humana.
"Todavia, essas disciplinas não dão resposta, e não podem dá-la, à questão fundamental, pois trabalham em nível totalmente distinto. Não podem satisfazer os desejos mais profundos do coração humano. [...] A busca do sagrado não desvaloriza outros campos da investigação humana. Ao contrário, coloca-os em um contexto que amplifica as suas importâncias como vias através das quais exercitar responsavelmente o nosso ser administradores da criação", afirmou.
Numa época em que as convicções religiosas não são sempre compreendidas ou apreciadas, o Santo Padre indicou o apreço da Igreja católica pelo testemunho de líderes religiosos como homens e mulheres do espírito.
"A presença de fiéis comprometidos nos vários campos da vida social e econômica fala eloquentemente do fato que a dimensão espiritual da nossa vida é fundamental para nossa identidade de seres humanos".
O Bispo de Roma ressaltou que todos os líderes presentes no encontro estão empenhados, de modos diversos, na viagem que oferece resposta à questão mais importante de todas, que diz respeito ao significado último da existência humana.
"A busca do sagrado é a busca da única coisa necessária, a única a satisfazer as expectativas do coração humano", lembrou.

Crença autêntica e diálogo inter-religioso
A crença religiosa genuína sempre indica a transcendência, o dever da vida pacífica com o próximo, a importância de viver uma vida íntegra, disse Bento XVI. "Leva iluminação, purifica os nossos corações e inspira ações nobres e generosas, em benefício de toda a família humana", complementou.
Logo após, o Santo Padre salientou a importância que o Concílio Vaticano II deu ao diálogo e colaboração com seguidores de outras religiões:
"Esse tipo de diálogo deve ser exercido em diversos níveis e não deveria ser limitado a discussões formais. O diálogo da vida implica simplesmente viver lado a lado e aprender um com o outro maneiras de crescer na recíproca compreensão e no recíproco respeito".
Ao mesmo tempo, o Papa indicou áreas em que fiéis de credos distintos podem trabalhar unidos: desenvolvimento humano integral, busca da paz, justiça, proteção da criação, defesa da vida humana em todas as suas fases e a luta por não excluir a dimensão religiosa dos indivíduos e comunidade da vida da sociedade.
Por fim, Bento XVI assegurou que "a Igreja Católica persegue a via do compromisso e do diálogo para um sentido genuíno de respeito por vós e pelas vossas crenças. Os católicos, tanto na Grã-Bretanha quanto em todo o mundo, continuarão a edificar pontes de amizade com outras religiões, para sanar os erros do passado e promover confiança entre indivíduos e comunidade".

Fonte: Canção Nova
Foto: Montagem sobre fotos/AP
Leia Mais

Papa diz que abusos sexuais são "imensos sofrimentos" para Igreja

Durante a homilia na Catedral de Westminster, o Papa ressaltou os "imensos sofrimentos" causados pelo abuso de crianças, especialmente na Igreja e por parte de seus ministros.
"Expresso sobretudo a minha profunda dor às vítimas inocentes desses crimes inqualificáveis, bem como a esperança de que o poder da graça de Cristo, seu sacrifício de reconciliação, trará profunda cura e paz às vítimas. Reconheço também, convosco, a vergonha e a humilhação que todos temos sofrido devido a esses pecados; convido-vos a ofertar ao Senhor com confiança que essa penitência contribuirá para a cura das vítimas, à purificação da Igreja e renovação de sua secular missão de formação e cuidado dos jovens".
O Pontífice indicou sua gratidão pelos esforços feitos para enfrentar esse problema de modo responsável: "Peço que todos vós mostreis vossa solicitude pelas vítimas e solidariedade com relação a vossos sacerdotes".
Leia Mais